FILIPOS, FÉ E ESPERANÇA


EPISTOLA, OU CARTA DO APOSTOLO PAULO AOS FILIPENSES

por: Evaristo Xavier.

Vamos passear, aprender, buscar entendimento e edificar-se, atráves dessa postagem deslumbrante, onde abordo fatos, trechos e ensinamentos espirituais da palavra de Deus, em poucos minutos de leitura, voçe adquiri alimento para tua alma.

Deleite-se nessas linhas e edifique-se, Espiritualmente e  Teologicamente

Ao final desta leitura, voçe pode comentar, e se quiser, contribuir com esta obra.

deseja contribuir com qualquer valor. ( pix ) para – evaristomarinhox@hotmail.com – vai aparecer o nome de ” Evaristo Eugenio Xavier ” Banco digital – (Nubank)

fique com as bençãos de Deus.

A data tradicional para a carta aos Filipenses é durante o primeiro aprisionamento de Paulo em Roma (60-62 d.C

Filipos, é  o  nome  da  cidade  da  Macedônia  em  homenagem  a  Filipe,  pai  de  Alexandre,  o  Grande.  Lucas descreveu Filipos como a primeira cidade da Macedônia, e sua localização  estratégica torno a  um  posto  de  fronteira  militar  de  Roma,  vindo  a  ser  uma  das  principais  rotas  entre  a  Europa  e  a  Ásia. De pequena cidade antiga por nome Krenidês, significando lugar  de  fontes, foi  transformada  em  um  ponto  estratégico  para  o  Império  de Roma  (At  20.6)  quando  Filipe  tomou  posse  da  região  e  dominou  a  cidade,   Filipos, portanto, tornou-se uma  distinta  colônia  romana.  e  as  colônias  romanas  eram  administradas  por  magistrados,  identificados como pretores 

Vestigios de escombros da antiga cidade de Filipos.

      Esta carta é sem duvida extraordinária, escrita de uma maneira singular, ela trata de pontos espirituais reveladores, quem a ler, e procurar reinterar-se intimamente com O Espírito Santo de Deus, percebe o ardente desejo de um homem de Deus, usado poderosamente pelo Espírito para  o aconselhamento de que toda a igreja  se mantenha firme até a volta de Jesus:  ( 2º Coríntios 4: 17  Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente😉,  e é de uma teologia dinâmica,  é uma das  mais afetuosa carta pessoal e coletiva de Paulo.

      Após dificuldades iniciais na cidade de Filipos (At. 16), um forte laço desenvolveu-se entre Paulo e os convertidos ali. Paulo escreve para agradecer à igreja a oferta que acabara de receber na prisão e para informá-los de sua situação.

A igreja de Filipos não tinha nada de espetacular, mas era uma embaixada e um posto avançado deste Reino Celestial (Fp 1.27; 3.20). Portanto, deveriam ter cuidado para andar de modo digno como cidadãos celestiais que eram, e,  a mensagem de Paulo aos Filipos, é atua e verdadeira para todos os que almejam o Céu.

Felinos foi o primeiro lugar da Europa onde Paulo pregou o evangelho formalmente e fundou um ramo da Igreja  (ver: Atos 16:11–40; )

Peço ao leitor que se deleite e medite neste capitulo terceiro desta carta, {com apenas 21 versiculos}, que é sem duvida um convite a insistência, persistência e obediência as Santas Escrituras, visando as maravilhosas promessas de Cristo.

Filipenses 3: 1 – 21

1-RESTA, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. 2– Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; 3 – Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. 4– Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: 5– Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; 6–  Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. 7– Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. 8– E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, 9 – E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; 10–  Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; 11 – Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. 12 – Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. 13 – Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 – Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 15 – Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. 16 – Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. 17– Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. 18– Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, 19 – Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. 20 – Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21– Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

Um dos propósitos desta carta, dentre tantas, era explicar a situação de Paulo em Roma (1.12-26). Mesmo preocupado com a comunidade cristã dividida ali, sua perspectiva estava fortalecida pelo conhecimento de que Cristo estava sendo engrandecido. A base do otimismo de Paulo era formada por sua teologia de vida. Quer ele vivesse ou morresse, quer continuasse seu serviço a outros ou partisse para estar com Cristo, ou quer fosse apreciado ou não, ele queria que Cristo fosse glorificado., aleluia ! Glória a Deus, que maravilha, que visão, deste homem de Deus, visão esta que todo cristão precisa e deveria ter, pois essa tambem é sem duvida a visão e o desejo do Senhor jesus, a nossa santificação.

um ponto divino e interessante é mostrado nos versiculos 9,10, e 11 onde as escrituras, admite que a salvação não se baseia no que o ser humano alcança obedecendo à lei, mas, na certeza direta da “justiça que vem do alto, ou seja, de Deus“. que é ofertada para todos os que estão unidos com Cristo, conf: {Rm 1:16-17; 321-26},
isso nos leva a procurar entender que, Cristo é o objeto da fé (GI 2.16). e é por isso que o apostolo Paulo faz questão de testemunhar que está sempre determinado a confiar
somente em Cristo. Paulo joga para trás toda a confiança que tinha em
sí proprio. { lia e medito nos vers. 13,14,15. a-le-lu-ia,! A fé é o meio, não o fundamento, da salvação. A palavra de Deus afirma que somos salvos “através da fé“., O fundamento da salvação é a fé em Cristo Jesus, e essa fé nos leva a produzir frutos do espirito, através da fé somos ligados a Jesus Cristo e a sua salvação. vemos ainda que a fé recebe a graça da justiça que vem de Deus, {Rm; 5.17,18} e. com base nessa dadiva. a justilicação é dada ao individo-o(a) quando esse crê, (Rm 4.3; 5.1,). Assim, a fé e a justificação andam de mãos dada, isso é, juntas., Glória a Deus, louvado seja sempre o nome de Jesus,!!!. Uma obs: peço aos meus leitores que observem atentamente o comentario a seguir, { ”

Ainda que Paulo tenha sido escrupuloso na sua obediência à lei, ele se deu conta de que a sua confiança nessa obediência era um extremo erro e consequentemente um pecado, pois isso o impedia de confiar unicamente e exclusivamente em Deus. e o apostolo Paulo vê isso como que repulsivo diante de Deus e de sí proprio, por isso agora se deleita em depositar a sua confiança somente em Cristo, O Senhor e Salvador.
leia {3: 3,9).

continue aprendendo um pouco mais:

Filipos (em grego: Φίλιπποι; romaniz.: Philippoi) foi uma cidade importante do Império Romano, considerada uma porta de entrada da Europa em relação aos visitantes provenientes da Ásia. Era Localizada no leste da antiga província da Macedônia, a 13 km do mar Egeu, no topo de uma colina. Abaixo dela estavam o rio Gangites e a via Egnácia, que ligava a Europa e a Ásia.

Foi inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2016 por “constituir um testemunho excepcional do início do estabelecimento do Cristianismo”.

Que o Senhor jesus te abençoe em toda sua Plenitude

que a sua paz te cubra sempre de otimismo e fé.

deste servo de Deus, Evaristo Xavier.

Obs: o autor deste blog, ( Evaristo Xavier ) não é responsavel por eventuais propagandas colocadas e ou propagadas no blog. por isso peço sua compreenção.

Categorias exposição exegética das escrituras sagradas.

Um comentário em “FILIPOS, FÉ E ESPERANÇA

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close