O Sermão do Monte


O Sermão da Montanha

Livro de Mateus Cap. 5 á 7  { bíblia sagrada }

Não poderia de me omitir e deixar de postar aqui um dos maiores sermãos e ensino do sem duvida o maior homem que já existiu e existe em toda a face do céu e a terra, … falo de Jesus Cristo, O Santo de Israel

Pregado à beira do Mar da Galileia, aos pés do Monte das Beatitudes (ou Monte das Bem-Aventuranças), que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha.

Ao final da mensagem do Senhor Jesus Cristo, leia um resumo do significado desse maravilho ensinamento: um ensino profundo

… E vendo ele as multidões, subiu ao monte; e, quando se assentou, aproximaram-se dele os seus discípulos,

e ele passou a ensiná-los, dizendo:

BEM-AVENTURADOS os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos

céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados

os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. Bemaventurados

os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bemaventurados

os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bemaventurados

os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque

deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem,

e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha

causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus;

porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de

salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos

homens.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada

sobre um monte. Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire,

mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a

vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e

glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar,

mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra

passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja

cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e

assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus;

aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino

dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos

escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.

Ou vistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que

matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem

motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que

chamar a seu irmão de raça será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe

chamar de louco será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua

oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra

ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com

teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com

o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não

aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial,

e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que, de maneira nenhuma,

sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu,

porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já

em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito

te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se

perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no

inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe

de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o

teu corpo seja lançado no inferno. Também foi dito: Qualquer que deixar

sua mulher, que lhe dê carta de desquite. Eu, porém, vos digo que

qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz

que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete

adultério.

Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas

cumprirás teus juramentos ao Senhor. Eu, porém, vos digo que, de

maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus, nem

pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a

cidade do grande Rei, nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes

tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim;

não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.

Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos

digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita,

oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a

vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar

uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir e não te desvies daquele

que quiser que lhe emprestes.

Ou vistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu

inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos

maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e

vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz

que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e

injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não

fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os

vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também

assim? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos

céus.

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes

vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos

céus.

Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti,

como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados

pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas,

quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua

direita, para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em

secreto, te recompensará publicamente.

E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem

em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos

pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas

tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu

Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te

recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que

pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois,

a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho

pedirdes.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus,

santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade,

tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoanos

as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E

não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e

o poder, e a glória, para sempre. Amém! Porque, se perdoardes aos homens

as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém,

não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não

perdoará as vossas ofensas.

E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas,

porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareçam que

jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Porém tu,

quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, para não pareceres aos

homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o

que está oculto, te recompensará.

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo

consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no

céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não

minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará

também o vosso coração.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem

bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu

corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão

grandes serão tais trevas!

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e

amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a

Deus e a Mamom.

Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo

que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso

corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e

o corpo, mais do que a vestimenta? Olhai para as aves do céu, que não

semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as

alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós

poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua

estatura? E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os

lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos

digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como

qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe

e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de

pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que

beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os

gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de

todas essas coisas; mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e

todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã

cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com

que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos

hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do

teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu

irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o

argueiro do olho do teu irmão.

Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas

pérolas; para que não as pisem e, voltando-se, vos despedacem.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se

abre. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe

dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se, vós,

pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais

vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Portanto,

tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós,

porque esta é a lei e os profetas.

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o

caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E

porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, poucos há

que a encontrem.

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos

como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os

conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos

abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda arvore má

produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore

má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se

no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Nem todo o que me diz-. Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus,

mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me

dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E,

em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos

muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci;

apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica,

assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a

rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e

combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a

rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre,

compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram

aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;

porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

Jesus Cristo

As bem-aventuranças são os ensinamentos que, de acordo com o Evangelho segundo MateusJesus pregou no Sermão da Montanha, Mateus 5,1-12, e, que de acordo com o Evangelho segundo Lucas, Lucas 6, 20-49, Jesus pregou no Sermão da Planície, para ensinar e revelar aos homens a verdadeira felicidade. Na verdade trata-se de um gênero literário com mais de 100 exemplos ao longo da Bíblia tanto no Antigo quanto Novo Testamento, com antecedentes em textos de outras culturas, em especial, dos egípcios. Recorre-se a este gênero para expressar uma felicitação a pessoas que pelo seu exemplo de vida estão ligadas de modo especial a Deus.

As bem-aventuranças[1] anunciam também a vinda do Reino de Deus através da palavra e ação de Jesus, que tornam a justiça divina presente no mundo. Elas revelam também o caráter das pessoas que pertencem ao Reino de Deus, exortando as pessoas a seguir este carácter exemplar. Segundo os ensinamentos de Cristo, atingimos na plenitude a nossa felicidade quando vivermos eternamente ao lado de Deus, fonte da vida, de toda a verdade e de toda a felicidade.

Cada bem-aventurança consiste de duas partes: uma condição e um resultado. Em quase todos casos, as frases são familiares ao Velho Testamento, mas o sermão de Jesus as eleva à condição de um novo ensinamento. No conjunto, as bem-aventuranças apresentam um novo conjunto de ideais, com foco no amor e humildade, ecoando ensinamentos de espiritualidade e compaixão.

Origem: Wikipédia

Reeditado Por : Evaristo Xavier – á serviço do Rei

Categorias exposição exegética das escrituras sagradas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close