O Sermão da Montanha
Livro de Mateus Cap. 5 á 7 { bíblia sagrada }
Não poderia de me omitir e deixar de postar aqui um dos maiores sermãos e ensino do sem duvida o maior homem que já existiu e existe em toda a face do céu e a terra, … falo de Jesus Cristo, O Santo de Israel
Pregado à beira do Mar da Galileia, aos pés do Monte das Beatitudes (ou Monte das Bem-Aventuranças), que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha.
Ao final da mensagem do Senhor Jesus Cristo, leia um resumo do significado desse maravilho ensinamento: um ensino profundo
… E vendo ele as multidões, subiu ao monte; e, quando se assentou, aproximaram-se dele os seus discípulos,
e ele passou a ensiná-los, dizendo:
BEM-AVENTURADOS os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos
céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados
os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. Bemaventurados
os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bemaventurados
os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bemaventurados
os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque
deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem,
e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha
causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus;
porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de
salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos
homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada
sobre um monte. Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire,
mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a
vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e
glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar,
mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra
passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja
cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e
assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus;
aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino
dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos
escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.
Ou vistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que
matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem
motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que
chamar a seu irmão de raça será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe
chamar de louco será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua
oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra
ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com
teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com
o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não
aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial,
e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que, de maneira nenhuma,
sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu,
porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já
em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito
te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se
perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no
inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe
de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o
teu corpo seja lançado no inferno. Também foi dito: Qualquer que deixar
sua mulher, que lhe dê carta de desquite. Eu, porém, vos digo que
qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz
que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete
adultério.
Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas
cumprirás teus juramentos ao Senhor. Eu, porém, vos digo que, de
maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus, nem
pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a
cidade do grande Rei, nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes
tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim;
não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.
Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos
digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita,
oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a
vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar
uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir e não te desvies daquele
que quiser que lhe emprestes.
Ou vistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu
inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos
maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e
vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz
que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e
injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não
fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os
vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também
assim? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos
céus.
Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes
vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos
céus.
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti,
como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados
pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas,
quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua
direita, para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em
secreto, te recompensará publicamente.
E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem
em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos
pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas
tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu
Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te
recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que
pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois,
a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho
pedirdes.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus,
santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade,
tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoanos
as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E
não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e
o poder, e a glória, para sempre. Amém! Porque, se perdoardes aos homens
as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém,
não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não
perdoará as vossas ofensas.
E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas,
porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareçam que
jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Porém tu,
quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, para não pareceres aos
homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o
que está oculto, te recompensará.
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo
consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no
céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não
minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará
também o vosso coração.
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem
bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu
corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão
grandes serão tais trevas!
Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e
amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a
Deus e a Mamom.
Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo
que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso
corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e
o corpo, mais do que a vestimenta? Olhai para as aves do céu, que não
semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as
alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós
poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua
estatura? E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os
lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos
digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como
qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe
e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de
pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que
beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os
gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de
todas essas coisas; mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e
todas essas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã
cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com
que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos
hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do
teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu
irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o
argueiro do olho do teu irmão.
Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas
pérolas; para que não as pisem e, voltando-se, vos despedacem.
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se
abre. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe
dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se, vós,
pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais
vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Portanto,
tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós,
porque esta é a lei e os profetas.
Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o
caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E
porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, poucos há
que a encontrem.
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos
como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os
conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos
abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda arvore má
produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore
má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se
no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz-. Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus,
mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me
dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E,
em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos
muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci;
apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica,
assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a
rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e
combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a
rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre,
compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram
aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;
porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
Jesus Cristo
As bem-aventuranças são os ensinamentos que, de acordo com o Evangelho segundo Mateus, Jesus pregou no Sermão da Montanha, Mateus 5,1-12, e, que de acordo com o Evangelho segundo Lucas, Lucas 6, 20-49, Jesus pregou no Sermão da Planície, para ensinar e revelar aos homens a verdadeira felicidade. Na verdade trata-se de um gênero literário com mais de 100 exemplos ao longo da Bíblia tanto no Antigo quanto Novo Testamento, com antecedentes em textos de outras culturas, em especial, dos egípcios. Recorre-se a este gênero para expressar uma felicitação a pessoas que pelo seu exemplo de vida estão ligadas de modo especial a Deus.
As bem-aventuranças[1] anunciam também a vinda do Reino de Deus através da palavra e ação de Jesus, que tornam a justiça divina presente no mundo. Elas revelam também o caráter das pessoas que pertencem ao Reino de Deus, exortando as pessoas a seguir este carácter exemplar. Segundo os ensinamentos de Cristo, atingimos na plenitude a nossa felicidade quando vivermos eternamente ao lado de Deus, fonte da vida, de toda a verdade e de toda a felicidade.
Cada bem-aventurança consiste de duas partes: uma condição e um resultado. Em quase todos casos, as frases são familiares ao Velho Testamento, mas o sermão de Jesus as eleva à condição de um novo ensinamento. No conjunto, as bem-aventuranças apresentam um novo conjunto de ideais, com foco no amor e humildade, ecoando ensinamentos de espiritualidade e compaixão.
Origem: Wikipédia
Reeditado Por : Evaristo Xavier – á serviço do Rei