Jesus é Deus e pronto e ponto final


O Espírito Santo é uma pessoa ou é a “força ativa de Deus?” Gênesis 1.1,2
A MÁ INTERPRETAÇÃO: existe uma seita tremendamente artimoniosa e malefica em relação as Escrituras Sagradas que diz que esse versículo diz que o Espírito Santo não é uma pessoa, e sim a força ativa de Deus. Deus utilizou declaradamente essa “força” na criação do universo. Uma vez que no hebraico o termo correspondente a “espíri­to” pode também ser traduzido como “vento”, eles pen­sam que estão justificados por traduzir o termo como “força ativa” em Gênesis 1.2 (Should you believe in the Trinity?, 1989, pág.20).

CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: O termo hebraico ruach pode ter uma variedade de significados — incluindo “fôlego”,”vento” e “Espírito” (isto é, o Espírito Santo). Contudo, uma vez que as referên­cias ao Espírito Santo, tanto nessa passagem como em todas as demais ao longo das Escrituras, consistentemente provêem evidências acerca da personalidade desse elemento da Trindade, a tradução “força ativa” deveria ser excluída.

Em primeiro lugar, o Espírito Santo nessa passagem está comprometido com o ato da criação, que envolve uma ação inteligente no trabalho de formar o mundo. O próprio ato de “mover-se” sobre as águas implica um propósito inteligente.

Nas demais passagens do Antigo Testamento, o Espí­rito Santo manifesta os atributos de uma personalidade. Ele é capaz de ungir para um ministério de pregações (Is 61.1), e até mesmo se entristecer por causa de nossos pecados (Is 63.10; Ef 4.30). De fato, todas as característi­cas essenciais de personalidade são atribuídas ao Espírito Santo ao longo das Escrituras. Ele tem seus próprios pen­samentos. É dotado de razão (Rm 8.27; 1 Co 2.10; Ef 1.17), emoções (Ef 4.30) e vontade (1 Co 12.11). Uma mera “força” não possui esses atributos.

Além disso, o Espírito Santo pratica atos que somente uma pessoa poderia praticar. Por exemplo, Ele ensina (Jo 14.26), dirige (Rm 8.14), comanda (At 8.29), ora (Rm 8.26) e fala com as pessoas (Jo 15.26; 2 Pe 1.21).

Finalmente, o Espírito Santo é tratado como uma pessoa. Por exemplo, é possível alguém tentar mentir para Ele (At 5.3). Não se pode tentar mentir para uma força (digamos, para a eletricidade) ou para qualquer outra coisa impessoal. É possível mentir apenas para uma pessoa. Em vista de tais fatos, não se pode traduzir o termo ruach como “força ativa” quando aplicado ao Espírito Santo, porque está muito claro que Ele é uma pessoa. Veja mais comentários em Atos 2.4.

Resposta as Seitas –
Norman G. Geisler e Ron Rhodes

Categorias exposição exegética das escrituras sagradas.

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