Livre arbítrio.


O livre arbítrio, e o decreto de Deus

images (9)

e consequentemente de sua salvação, é Bíblico!!!

Rm. 9, 14 á 29

no vers. 3, Paulo diz, ” Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;”

nos vers. 14  em diante, ” Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Como também diz em Oséias:Chamarei meu povo ao que não era meu povo;E amada à que não era amada.
E sucederá que no lugar em que lhes foi dito:Vós não sois meu povo;Aí serão chamados filhos do Deus vivo.
Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
E como antes disse Isaías:Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência,Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.”
 

  Eleição, justiça e soberania de Deus. Nos versículos 14 a 29, do mesmo capítulo nove,  Paulo responde as indagações sobre a justiça de Deus e sua soberania.

Deus não poderia ser acusado de ter sido injusto com Israel por eles se acharem no estado em que se encontravam. Paulo toma o exemplo de Faraó para exemplificar sua argumentação. O apóstolo  Paulo afirma que o endurecimento do coração de Faraó ocorreu quando este resistiu à vontade de Deus (Êx:  7.14,22;  8.15,32; 9.7).

Da mesma forma, Israel foi endurecido porque não aceitou a justificação que lhe foi dada através de Jesus Cristo. O exemplo extraído da metáfora do vaso do oleiro serve para fundamentar mais ainda a argumentação em favor da justiça e da misericórdia de Deus.

O argumento  dos oportunistas que correm e procuram distorcer a verdade pela mentira, pois tentam determinar e vêem nos  “vasos de ira” e “vasos de misericórdia”, na passagem de   (Romanos 9:20-23), como sendo uma referência aos salvos e condenados, que segundo eles, tais contigentes de pessoas estariam pré-determinados e  ou predestinados a tal fim, e isso é um ensinamento que cai por terra diante da exposição da exegese da palavra de Deus no  próprio texto, se não vejamos,

    Deus suportou os vasos da ira e eles se tornaram, por si mesmos, objetos da ira de Deus; mas os vasos de misericórdia participarão da glória de Deus, através da fé, pela graça de Deus, e não como resultado das suas próprias obras.

Deus não criou os vasos a ira, Deus não criou o homem para condenação, Deus criou o homem para esse viver, e viver com abundancia, quando a palavra diz no versiculo 16 do cap. 3 de João que Deus amou o mundo, é porque Deus amou o mundo mesmo, assim como diz que é da vontade de Deus que todos, todos, vou repitir, TODOS, os HOMENS  sejam salvos e venham ao conhecimento de Deus, obvialmente para ser salvo, conf: 1º Tm, 2: 3,4. 

Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. 1º Tm 4:10, poderia acrescer varias passagens biblicas, mas essas já declara a vontade e a misericordia  de Deus, Deus não mente, A biblia diz claramente em Romanos 11: 21,22, que se os ramos naturais que entende-se que é obvio,  Israel,  foram cortados, e em seu lugar foram enxertados todos os que creem e aceitam,  Judeus e Gentios, mas que não deveriam e nem deve se ensoberbecer, ou tambem serão cortados, simples assim, se estivessem predestinados a salvação,  a biblia não declararia isso!, { obs: isso será tema do meu proximo poster que está em processo de digitação, com a inspiração e permissão do Espirito Santo de Deus, aguardem! } 

agora veja o que Jesus falou para Jerusalém, pouco antes de sua crucificação

Bíblia King James Atualizada
“Ó Jerusalém, Jerusalém, que assassinas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!” , e aí, como entende-se essa declaração,?    Jesus quis varias vezes socorrer, proteger, reunir, salvar, e etç, mas foi Jerusalém que não quis, dá pra entender?  foi Israel que não quis,  Deus não predestinou a ruina, nem a morte, nem a destruição  de Israel diante de Seus inimigos, mas a propria  nação escolheu não querer o aconchego de Deus, aleleuia, glória a Deus.

 Gl. 6:7,   Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

8  Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

9  E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

10  Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

download (1)

á passagem do quadro acima encontra-se em Ap. 2:7, vamos pensar um pouco, é apenas uma pequena reflexão, o Senhor Jesus foi claro, nessa afirmação, Ele diz que só terão direito e ou só comerão da ” Arvore da VIDA, que está no paraíso de Deus, ao indivíduo que VENÇER, da pra entender,  é preciso vencer para ter esse direito, ninguem está determinado a isso, é preciso, primeiro, CRER, depois ACEITAR pela FÉ, desta feita será adicionado as promessas de Deus, que levará  para o céu todos os que O aceitaram como Senhor e Salvados de suas vidas, e  estando a pessoa nessa condição,  agora é preciso Vencer., vejamos o que Paulo disse, em Filip. 3: 13,14, ” Irmãos, quanto a mim, {não julgo que o haja alcançado}; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Glória a Deus, como devemos reagir diante de tais palavras tão sabias vindo de um homem de Deus, que como sabemos entregou-se a causa de Cristo a ponto de ser martirizado pelo evangelho, não vejo Paulo dizer que já estava predestinado a salvação, mas ele  declara que “” deixando as coisas que para traz, ficam, prossigo…( ) “”,  fica evidente em tais palavras que se ele não procura-se prosseguir, poderia ficar para traz.

poderias trazer nesse estudo uma infinidades de testo e contextos, onde vemos que Deus, amou o mundo, mas que declarou, ” AQUELE QUE QUISER SEGUIR APóS MIM, negue-se a sí mesmo, tome a sua cruz e SIGA-ME”

downloadzz

 ISAÍAS 1

19  Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

20  Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada;

JOSUÉ 24

15  Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Ex 32;

32  Agora  pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro que tens escrito.

33  Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.

At. Evaristo Xavier

Obs: aguardem para breve, mais estudo sobre a verdade em cima da mentira.

Paz.

VISITE-ME TAMBÉM EM,  = https://deusgrandeetemivel.com

comente  e ou mande um imail para mim – evaristo.xavier@hotmail.com

 

 

Categorias exposição exegética das escrituras sagradas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close