Porque todo o que é nascido de Deus, vence o mundo


por: Evaristo Xavier

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. 1ª carta do apostolo João cap. 5:4

Podemos vencer o mundo !

Podemos???.

A paz para todos, mais uma postagem para nosso aprendizado e deleite espiritual.

nesta, nós daremos um passeio por algumas passagens das escrituras sagradas, onde nosso Mestre, O Espirito Santo de Deus, se apossa de mente, mãos, e vontade de homens que buscavam ao Senhor com dedicação e sinceridade no coração.

vamos nos aprofundar na vontade de Deus para nossa caminhada e vitoria eterna.

Porque todo o que é nascido de Deus, vence o mundo.

Sim é isso mesmo que O servo de Deus e apostolo João está afirmando, nessa expressão maravilhosa dita e proferida por uma pessoa que conheceu Jesus de perto, e o que significa vencer o mundo?

    significa prezar cada vez mais o mandamento: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças”

esse por si só já é um grande investimento por parte de qualquer um que queira vencer o mundo, não é a toa que o pregador Salomão já dizia que “ O temor a Deus é o principio da Sabedoria “  conf: Prov. 9:10, por certo foi orientado pelo Espírito Santo de Deus a dizer tão sabias palavras, voltando a passagem acima, vale salientar que João o apostolo está escrevendo para, alem da igreja de Jesus Cristo, esse servo de Deus tem em mente a a edificação do povo  na fé. percebemos também  uma verdadeira paixão de um pastor pelas ovelhas de Deus, afinal, João foi chamado para esse fim, João também faz questão de expor nessas carta, três tipos de pessoas que João define como “ filhinhos “  1 Jo. 2:1, “pais” 1 Jo. 2:13 e “irmãos” 1 Jo. 2:7, mas que num contexto geral é para a família de Deus a saber aqueles que: procuram guardar os mandamentos de Deus, conf. 1 Jo. 2: 3,  aleuia !,  nesta épistola João demonstra seu grande apreço  e interesse em que o povo de Deus siga um critério de amor, adoração, e obediência aos mandamentos do Senhor, leiamos o que diz   o COMENTARIO BÍBLICO BEACON. Vol. 10 de Hebreus  a  Apocalipse,   { Nenhum outro livro da Bíblia trata de tantas doutrinas de forma tão concisa e tão adequada. Tratando desde o pecado e sua confissão, passando pela expiação e purificação e chegando à vida de santidade cristã, o autor apresenta as reivindicações do evangelho de forma tão clara que “os viajantes, mesmo sendo insensatos, não poderão se desviar nesses assuntos”} Glória a Deus, concordo plena e definitivamente com esse comentário, pois é profundo assim como a  própria carta do servo de Deus, João nessa carta expõe uma verdadeira aula de teologia, qualquer leitor que lê com atenção, sinceridade e principalmente com vontade de adorar a Deus em verdade e em espírito por certo vai sentir uma forte mudança de vida, acompanhado de uma significativa conversão, e por que não dizer um grande ensinamento de como vencer esse mundo que,  “ jaz no maligno “ 1.Jo, 5:19, você quer vencer o mundo?, quer mesmo?, então procure ler avidamente as cartas de João endereçada a todos que diz amar a Deus, nela nós aprendemos,  as vezes não o por que das dificuldades que nos rodeia, mas sim , com qual objetivo issso nos acontece, refiro-me a nós que ,  – Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados.

 temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. ás vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos. levamos sempre no nosso corpo mortal a morte de Jesus para que também a vida dele seja vista no nosso corpo. ( 2. Cor. 4: 8-10 ),   hô aleluia, é gratificante sabermos que o nosso Deus é fiel e nos dá inúmeros livramentos e condições físicas, mas, principalmente espirituais para vencermos esse mundo mailigno e corrupto com seu sistema completamente depravado e idolatra, João prosegue na sua teologia dizendo que, aquele que está Nele, digo em Jesus, também deve andar como ELE andou, (2: 6) e isso talvez seja complicado e um tanto difícil,  para muitos, mas não para todos, e possível para os desejosos de herdar a vida eterna, faz-me lembrar que Pedro o apostolo, após a prisão de Jesus foi reconhecido justamente por “ falar como Jesus, andar como Jesus e se portar como Jesus.” {Mat. 26: 69 á 73}, éita, louvado seja o nome de Jesus, a propósito! Você que está lendo, é conhecido por alguma caracteristica de Jesus, o Mestre, se a sua resposta foi sim, eu insisto, você tem certeza disso???, se a sua resposta sincera foi não, eu te aconselho como o servo de Deus João a procurar ter esperança, porque isso pode purificar o ser humano, te aconselho a não cometer pecado, porque que comete pecado, comete iniquidade, e Jesus se manifestou justamente para isso, para tirar o pecado os meus e o teu pecado, e quem permanece em Jesus não comete pecado, João continua falando de um modo direto dizendo que, quem peca é como se não conhecesse Jesus e quem peca  não é justo, mas, sim, do diabo, tudo isso porque o diabo peca desde o principio, João diz que quem é nascido de Deus, tem a semente de Deus e não comete pecado, ( 3: 4-9 ), é forte, é muito forte essa palavra, mas é de Deus, e dita por um santo homem de Deus que com certeza tem a inspiração do Espirito  Santo de Deus. mas quero comentar a respeito disso, ou dessa afirmação de João que é extremamente forte, pois a bíblia diz que { aquele que não peca, faz-se mentiroso e sua  palavra não stá em nós, 1.Jo. 1:8,9,10), Mas, então o que significa tais expressões de João, quando diz que quem peca é do diabo???, simples, muito simples, fala-se aqui do pecado –  deliberado -, é isso mesmo,  (PECADO DELIBERADO), vamos ao seu significado, {{ Realizado ou causado propositalmente >> ainda algo decidido, resumindo,  não foi  forçado a fazer;  foi feito ou dito de livre vontade, }) isso significa pecado deliberado, e o mundo está cheio de pessoas e comunidades e sociedades que vivem pecando deliberadamente, sem nenhuma sombra de temor a Deus, que é digno de respeito, e obediência, não foi nem é a toa que a palavra de Deus explicitamente  diz que, O Senhor Jesus virá como uma LABAREDA de FOGO, tomando VINGANÇA contra os que não COMNHECE  a Deus e contra os que não OBEDECEM o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, isso é dito certamente com tristeza, pois o apostolo Paulo ainda diz que tais pessoas padecerão castigo eterno longe da presença de Deus {conf: 1 tess. 2:8,9}, Isso é absolutamete verdade e absolutamente serio, Deus não é injusto, mas um Deus Santo, santo, e Santo e Justo, Nele não existe sombra de variação e Ele não muda.

É fascinante o fato de como Deus usa seu servo João, para atrvez de suas palavras tratar conosco, pois Deus não quer nos perder, o fato de o profeta Ezequiel dizer que Deus não deseja a morte do pecador ( Ez.18:23 ) fala muito bem disso, Ezequiel diz de uma maneira explicita que a “ alma que pecar, essa morrerá “ Ez. 18: 4 p/c. e aqui estamos falando da morte espiritual, e não a morte do corpo, essa será sepultada, mas a alma e ou o espírito terá que prestar contas a Deus, e isso mais cedo ou mais tarde, e não espera prá ver, aceita a Cristo o quanto antes.

Mas, voltando para João e sua carta aos que são de Cristo, – vEMOS E LEMOS QUE, na sua advertência para com o amor e o temor a Deus, João diz porque todo o que é nascido de Deus vence esse mundo hostil, vejamos, João diz que se guardarmos os seus mandamentos teremos condições de vencer o mundo e esses mandamentos não são pesados { 1 Jo. 5:3 }, João na sua sabedoria espiritual nos dá um valioso ou valiosa receita para os que querem vencer e ou fazer a maravilhosa vontade de Deus, ele diz que não devemos pecar, mas ele reconhece que é possível homem de Deus, o jovem, o ancião, e ou qualquer pessoa pecar, mas ele fala que não devermos nos conformar com isso e diz que se, {{ “ meus  filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

AS ARMAS PARA VENCERMOS, VEM DE DEUS

 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo “ }} (1.Jo, 2:1.) Poderia ficar aí, mas quero acrescentar ainda essas sabias palavra de João que diz que, “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” {1 Jo. 1:7), quanta sabedoria espiritual na mente de um homem de Deus, mas com certeza sabemos que essa sabedoria vem do alto, dos céus, e não é dita da vontade própria do homem, mas diretamente de Deus, poderia continuar a explorar os sábios ensinamentos contidos  nessa carta de João, mas quero concluir com um sábio comentário a cerca disso.:

“Na avaliação de algumas mentes profundamente espirituais, a primeira epístola de João ocupa o lugar mais elevado nos escritos inspirados que constituem a Bíblia”.2 John Wesley a chamou de “a parte mais profunda das Escrituras Sagradas”. Robert Law percebeu nessa epístola três testes de vida: o teste teológico, ou seja, se acreditamos que Jesus é o Filho de Deus; o teste moral, se vivemos vida justa; e o teste social, se amamos uns aos outros.3 Essa epístola busca tornar real na vida dos crentes a oração de Jesus em João 17.15: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”. {Comentario Bíblico Beacon} < Hebreus á Apocalipse. >

Abaixo, armas de alto poder destrutivo:

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

cingidos os vossos lombos com a verdade, a couraça da justiça;

Evangelho da paz;

O escudo da fé,

O capacete da salvação,

 A espada do Espírito,

A palavra de Deus;

E A ESSENCIA, ORAÇÃO E VIGILANCIA < Ef. 6:11-18 >

Que Deus, que supri nossas necessidades te abençoe sempre em Cristo Jesus

Evaristo Eugenio Xavier — Servo do Deus Altíssimo

Categorias Palavra, entendimento, e profundidade na palavras de Deus.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close