PAULO de TARSO, O SAULO de DEUS


Por: Evaristo E. Xavier ” servo do Senhor “

Paulo de Tarso, o Apostolo

Conheça um pouco daquele que sem duvida, dentre tantos foi um dos maiores pregadores do Evangelho de {Jesus Cristo, o Salvador do mundo}

[categoria/estudo/esboço(EvaristoXavier)

receba mais esse conhecimento,

Paulo de Tarso, também chamado de Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso, São Paulo Apóstolo, Apóstolo dos gentios e São Paulo, foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. exerceu forte  influência  no pensamento cristão,  foi fundamental por causa do seu papel como preeminente apóstolo do Cristianismo durante a propagação inicial do Evangelho pelo Império Romano., glória a Deus,  por todo ou pouco conhecimento que tenho desse homem, posso dizer, { um homem á disposição de Deus e da sua vinha.} 

  Evaristo Eugenio Xavier

O Apóstolo Paulo, sem dúvida é um dos personagens bíblicos mais conhecidos por todos os cristãos, sendo reconhecido como o maior líder do cristianismo.

Quem foi Paulo de Tarso?

  Antes de prosseguirmos nessa historia fantástica na vida desse homem de Deus, alias são poucas linhas aqui definidas, para relatar com mais detalhe toda historia na vida de Paulo ainda que haja biblicamente falando poucos detalhes, registrar o fato interessante, refiro-me a pessoa usada por Deus, para dar instrução ou primeiras aulas de discipulado a Paulo, essa pessoa foi um {certo discípulo chamado Ananias}é assim que a bíblia o indentifíca, o detalhe que eu acho interessante é o fato de esse discípulo ser aparentemente quase que ananimo pois não vemos menção de seu nome ou de sua pessoa nos evangelhos e muito menos nos primeiros atos de Atos dos Apóstolos, pois Deus poderia se utilizar e  ou enviar ao encontro de Paulo um Apostolo ou um outro discípulo já conhecido do leitor da bíblia e dessa narração, mais Deus para mostrar que usa quem Ele quer, e que diante dEle todos são importante e prestativos e principalmente aqueles do qual não se ver nenhuma qualidade aparente e que muitas vezes estão no ananimato,  aí lemos a bíblia trazer a passagem que a meu ver é sublime, quando diz a narração, ” havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias ”  At.9:10 p/a,   só isso  não vamos falar no momento de Ananias, mas de Paulo, mas fico á imaginar esse discípulo Ananias vendo e acompanhado  a trajetória de Paulo e chegando a uma conclusão acertada de que Deus cumpri com aquilo que Ele mesmo determina, velando de um modo literal e sobrenatural sobre a sua palavra para a cumpri, pois não sabemos se Ananias acompanhou tal trajetória, pois a bíblia não menciona mais esse “certo discípulo”,  mas Deus havia declarado a Ananias o quanto Paulo sofreria pela causa de Deus.

DEUS SABE TRABALHAR
  • e isto aconteceu.

então, vem comigo…,

    Paulo, nome romano de Saulo, nasceu em Tarso, na Cicília (At 16:37; 21:39; 22:25). Tarso não era um lugar insignificante (At 21:39), ao contrário, era um centro de cultura grega, uma cidade universitária que ficava próxima da costa nordeste do Mar Mediterrâneo. Embora tenha nascido um cidadão romano, Paulo era um judeu da Dispersão, um israelita circuncidado da tribo de Benjamin, e membro zeloso do partido dos Fariseus (Rm 11:1; Fp 3:5; At 23:6).

não existe fatos concreto relacionado a com quantos anos  Paulo saiu da cidade de Tarso, sabe-se que ele foi educado em Jerusalém, sob os cuidados de  um  renomado e conhecido doutor nas escrituras e na lei, chamado Gamaliel que tinha como avô outro famoso conhecido chamado Hillel, este,  segundo se sabe foi fundador de pelo menos 3 grande Universidades na região da Arábia,  Paulo, então, conhecia profundamente a cultura grega, falava o aramaico, herdeiro da tradição do farisaísmo, conhecedor  da Lei, e conhecimento avançado  no judaísmo (Gl 1:14; Fp 3:5,6). Por isso é possível dizer que possuía recursos e era de família bem posicionado naquela região,  

O fato de Paulo possuir cidadania romana é algo que merece consideração.  Paulo herdou sua cidadania romana de seu pai. Não se sabe como o pai do Apóstolo conseguiu tal cidadania, mas ter cidadania Romana atraia para si vários privilégios, entre eles temos:

a garantia do julgamento perante César, se exigido, nos casos de acusação. 

Imunidade legal dos açoites antes da condenação. 

Imunidade em relação à crucificação, a pior forma de pena de morte da época.

Paulo de Tarso, uma vida de perseguição.

  Em  Atos dos Apóstolos, 7:58 somos informados que quando Estêvão foi apedrejado, suas roupas  foram depositadas aos pés de Paulo,  Após esse fato do qual é registrado o primeiro Mártir, Paulo assume o comando  na perseguição aos cristãos, recebendo autoridade oficial para liderar tais perseguições e, na qualidade de membro do concílio do Sinédrio, dava o seu voto a favor da morte dos cristãos (At 26:10).

O próprio Paulo afirma que “respirava ameaça e morte contra os discípulos do Senhor” ou seja uma pessoa ímpeta e de temperamento forte e violento (At 9:1). causador da deflagração e perseguição em Jerusalém, solicitava  cartas ao sumo sacerdote com intuito de entrar  nas sinagogas em Damasco, para que levasse preso para Jerusalém todos os  que fosse seguidor de Cristo,  (At 9:2). Paulo perseguia e assolava a Igreja de Deus (Gl 1:13), acreditando que ao fazer isso estava servindo a Deus e preservando a pureza da Lei.

Chega o grande momento da conversão de Paulo de Tarso:

“O valentão cai por terra diante do Grande EU SOU”

Os registros  no livro de Atos, e os testemunhos do próprio Paulo, danos a entender que,   sua  conversão foi realmente um ato sobrenatural da parte de Deus através do seu Espirito Santo,  pois  o registro bíblico, diz que  Paulo partiu furiosamente em direção a Damasco com a intenção  de destruir tudo que respira-se Deus, enquanto que ele proprio respirava ameaça. leia ” E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.”  Atos 9:1 foi quando no de repente,  algo inesperado aconteceu, algo que causou uma mudança radical, na vida de Paulo.

Entrada de Damasco

DAMASCO
 

Leiamos essa passagem registrada em At. 9: do 3 ao 6 

{ E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.}

Aleluia, quando Deus se encontra com o homem este tem que se encurvar, ou será encurvado, vou falar de outro modo, ou o homem se encurva ou será de alguma forma encurvado por sua rebeldia.

   Ao escrever Atos, Lucas interpreta esse momento como algo  sobrenatural, pois  um inimigo do evangelho  de Cristo passou a ser  seu apostolo . Os homens que estavam com Paulo ouviram ama voz, mas não entenderam nada,   ficaram espantados, mas não puderam ver a Pessoa. já, Paulo viu o Cristo ressuscitado  e ouviu Ele falar. Esse encontro foi tão importante para Paulo que a base da sua afirmação para o apostolado está baseada nessa experiência (1Co 9:1; 15:8-15; Gl 1:15-17). Essa experiência causou transformação profunda na vida de  Paulo  como podemos ver:

Respondeu ao chamado de Cristo: o primeiro aspecto da mudança na vida do Apóstolo Paulo pode ser percebido quando, imediatamente, ele responde à voz de Cristo: “Senhor, que queres que eu faça?” (At 9:6).

    foi o começo de um novo relacionamento com Cristo (Gl 2:20). de perseguidor a pregador do Evangelho: a mudança radical que atingiu a vida do Apóstolo Paulo fica evidente na mensagem que ele começou a pregar na própria cidade de Damasco. Isso é impressionante, pois esse era o lugar a qual ele pretendia prender os seguidores de Cristo (At 9:1,2). Mudança de vida total: antes da conversão, Paulo não aceitava a divindade de Jesus, a ponto de acreditar que perseguindo seus seguidores como um animal selvagem (At 26:9-11), tentando força-los a blasfemar contra Jesus (1Co 12:3), estaria fazendo a vontade de Deus. Podemos dizer que ele via Jesus como um impostor. Agora, após a conversão, sua pregação não era outra senão anunciar que Jesus é o Filho de Deus (At 9:20). O Paulo duro, rigoroso, ameaçador e violento de outrora, agora demonstrava ternura, sensibilidade e amor, como podemos perceber em vários de seus escritos.

 Paulo e seu ministério

Após o encontro que teve com Cristo, o Apóstolo Paulo chegou em Damasco e recebeu a visita de Ananias, o qual também o batizou (At 9:17,18). Foi ali mesmo, naquela cidade, que Paulo começou sua obra evangelística.

Não temos informações detalhadas dos primeiros anos de seu ministério. O que sabemos é que o Apóstolo Paulo pregou rapidamente em Damasco (At 9:20-22) e foi passar um tempo na Arábia (Gl 1:17), embora a Bíblia não esclareça o que ele fez ali, nem mesmo qual o lugar específico da Arábia. Depois retornou a Damasco, onde sua pregação provocou uma oposição tão grande que precisou fugir para salvar sua própria vida (2Co 11:32,33). A fuga em questão foi para Jerusalém (Gl 1:18). Havia completado cerca de três anos de sua conversão. Paulo tentou juntar-se aos discípulos, porém estavam todos receosos com ele, mas Barnabé se dispôs a apresentá-lo aos líderes dos cristãos. Entretanto, seu período em Jerusalém foi muito rápido, pois novamente os judeus procuravam assassiná-lo. Por conta disso, os cristãos decidiram despedir Paulo, uma decisão confirmada pelo Senhor numa visão. Segundo o que ele mesmo afirma em Gálatas 1:18, ele ficou somente quinze dias com Pedro, o que se harmoniza com o relato de Atos 22:17-21. Paulo então deixou Jerusalém antes que pudesse se encontrar com os demais Apóstolos, e antes de se tornar conhecido pessoalmente pelas igrejas da Judéia, embora os crentes de toda a região já ouviam as boas-novas sobre Paulo.

O Apóstolo Paulo então foi enviado à sua cidade natal, Tarso, passando ali um período de silêncio, de cerca de dez anos. Embora esses anos sejam conhecidos como o “período silencioso do ministério do Apóstolo Paulo“, é provável que o Apóstolo tenha fundado algumas igrejas naquela região. Estudiosos sugerem que as igrejas mencionadas em Atos 15:41, tenham sido fundadas por Paulo durante esse período. Certo é que, Barnabé, ouvindo falar da obra que Paulo estava desempenhando, solicitou a presença de Paulo em Antioquia como um obreiro auxiliar, a fim de ajudá-lo numa promissora missão evangelística entre os gentios. Após cerca de um ano, ocorreu um período de grande fome, e, em Antioquia, providenciaram-se contribuições para auxilio aos cristãos da Judéia, as quais foram levadas por Paulo e Silas. havendo completado sua missão, Paulo e Silas regressaram a Antioquia.

Paulo  Focava sua pregação na comprovação de que a nova dispensação é o cumprimento das profecias da antiga dispensação.

Percebia as características culturais e as necessidades dos ouvintes de modo que as aplicava na mensagem evangélica.

Mantinha o contato com as comunidades cristãs estabelecidas por meio da repetição de visitas e envio de cartas e mensageiros de confiança.

Estava atento as desigualdades presentes na sociedade da época, e promovia a unidade entre ricos e pobres, gentios e judeus, além de solicitar que as igrejas mais prósperas auxiliassem os mais pobres.

Em Atos 14:21-23, podemos perceber que estabelecia metas  para plantar   igrejas,  era feito um trabalho  com a pregação do Evangelho. os crentes convertidos eram fortalecidos 

  1. A primeira viagem missionária de Paulo (At 13:1-14:28): não sabemos exatamente quanto tempo durou essa primeira viagem, apenas que ela deve ter ocorrido por volta de 44 e 50 d.C. O ponto de partida foi Antioquia, um lugar que havia se tornado um tipo de centro do Cristianismo entre os gentios. Basicamente, a viagem foi concentrada na Ilha de Chipre e a parte sudeste da província romana da Galácia. Até um determinado momento da viagem, Barnabé era o líder, Paulo era o pregador principal, e João Marcos o auxiliador. Entretanto, João Marcos os deixou (literalmente os abandonou) e retornou para Jerusalém. A partir desse ponto, Paulo assumiu a liderança da missão.
  2. A segunda viagem missionária de Paulo (At 15:36-18:22): o propósito dessa viagem, conforme o próprio Paulo, era visitar os irmãos por todas as cidades em que já haviam anunciado a palavra do Senhor (At 15:36). Entretanto, ao discutirem sobre a ida de João Marcos na viagem, Paulo e Barnabé decidem se separar, e Paulo leva consigo Silas. A data provável dessa viagem fica entre 50 e 54 d.C. O território coberto foi bem maior em relação à primeira viagem, estendendo-se até a Europa. A obra evangelística foi concluída na Macedônia e Acaia, e as cidades visitadas foram: Filipos, Tessalônica, Beréia, Atenas e Corinto. Em Corinto, Paulo permaneceu um longo tempo (At 18:11,18), pregando e exercendo sua atividade profissional de fazer tendas. Foi dessa cidade que ele enviou a Epístola aos Gálatas e, provavelmente, um pouco depois, as Epístolas aos Tessalonicenses. Paulo também parou brevemente em Éfeso, prometendo que retornaria em outra ocasião (At 18:20,21).
  3. A terceira viagem missionária de Paulo (At 18:23-21:16): essa viagem ocorreu entre 54 e 58 d.C. O Apóstolo Paulo atravessou a região da Galácia e Frígia e depois prosseguiu em direção a Ásia e à sua principal cidade, Éfeso. Ali ele passou um longo período (At 19:8-10; 20:3), cumprindo a promessa anteriormente feita. É provável que todas, ou pelo menos a maioria das sete igrejas da Ásia tenha sido fundada durante esse período. Parece que, antes de Paulo escrever a Primeira Epístola aos Coríntios, ele fez uma segunda visita a cidade de Corinto, regressando logo depois para Éfeso. Então, mais tarde, ele escreveria 1 Coríntios. Quando deixou Éfeso, Paulo partiu para a Macedônia. Foi ali, talvez em Filipos, que ele escreveu a Segunda Epístola aos Coríntios. Depois, finalmente, o Apóstolo Paulo chegou pela primeira vez em Corinto. Antes de partir dessa cidade, ele escreveu a Epístola aos Romanos (Rm 15:22-25).

Prisões e morte do Apóstolo Paulo:

Existe varios relatos de  números  de prisões que o Apóstolo Paulo sofreu, o livro de Atos  descreve parte dos registros dessas prisões 

Falando sobre tais fatos, o próprio Paulo diz: em 2 Cor. 11:23, que:

“São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.”

Citando falando a respeito das prisões de  Paulo, sabemos que ele foi preso em Jerusalém (At 21), e para impedir que fosse linchado, Paulo foi transferido para Cesaréia, onde o Governador Felix, o deixou na prisão por dois anos (At 23-26). Fésto, sucessor de Felix, sinalizou que poderia entregar Paulo aos judeus para por eles ser julgado. Como Paulo sabia que o resultado do julgamento seria totalmente desfavorável, então ele, na qualidade de cidadão romano, apelou para César. Depois de um discurso perante o rei Agripa, Paulo foi levado escoltado para Roma. Após uma terrível tempestade no mar, o navio a qual ele estava naufragou, e Paulo ficou invernando numa ilha chamada Malta. Finalmente chegou a Roma, e passou dois anos na prisão em sua própria casa, onde ele tinha total liberdade para ensinar sobre o Evangelho (At 28:31). Nesse ponto termina a história descrita no livro de Atos dos Apóstolos. 

daí em diante não são muitas as  informações que se tem, tendo-se que precisar recorrer as suas epístolas, sugerindo que o Apóstolo Paulo foi solto depois dessa primeira prisão em Roma (2Tm 4:16,17) por volta de 63 d.C., tendo viajado  até a Espanha, antes de haver sido novamente aprisionado e, desta vez, executado pelas mãos de Nero por volta de 67 e 68 d.C. (2Tm 4:6-18). 

é digno de se afirmar que o texto que mais defina sua vida  seja  esse:

‘  Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
(2 Timóteo 4:7,8) “

Em sua tragetória Paulo escreveu as Epistólas (cartas) aos  Romanos, I Coríntios, II Coríntios,  Gálatas,  Efésios,  Filipenses,  Colossenses,  I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo,    II Timóteo,    Tito, e     Filémon, são verdadeiras expressões de fé,  doutrinas, ensinamentos, verdadeiras convicções teológicas de quem tinha uma intimidade sobrenatural com o Espirito Santo de Deus. aleluia!

ficamos por enquanto por aquí.

mas em breve estarei postando outros estudos e esboços a respeito desse homem de Deus, e outras preciosidade das Escrituras Sagradas com a permissão e inspiração a mim dada pelo Espirito Santo do Senhor Jesus.

aquele que vive para todo o sempre.

amem”

 Fim

Evaristo Eugenio Xavier servo do Senhor

Categorias exposição exegética das escrituras sagradas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close